Conheça a UNIPACConheça a ASESIRelação de Cursos disponíveis nas unidadesConheças as unidadesCursos de Pós-Graduação disponíveisAcesse seus dados acadêmicosBiblioteca On Line UNIPAC  
 
     
 

Unipac Itabirito comemora 15 anos neste mês de abril

No último dia 12, a Unipac Itabirito completou 15 anos de atuação. No mesmo dia do ano de 1999, a primeira aula inaugural marcou o começo da história de sucesso do 1º curso superior da cidade, na época chamada de Faculdade de Administração de Itabirito (FAI).

Desde então, a Unipac Itabirito cresceu, oferecendo 12 cursos de graduação e pós-graduação e atendendo a alunos de toda a Região dos Inconfidentes. Com professores especialistas, mestres e doutores, a faculdade formou, com excelência, cerca de 1.500 alunos ao longo desses anos.

Sua história é marcada por avaliações positivas do MEC e do Enade, convênios com empresas para capacitar cada vez mais profissionais, cursos especialmente voltados para as demandas da região e ainda uma forte atuação sob o ponto de vista da responsabilidade social.

No ano de 2014, a Unipac Itabirito comemorará seus 15 anos trazendo novidades importantes para a formação acadêmica tão necessária ao mercado de trabalho da região na atualidade. Dessa forma, confirma mais um marco para sua história, continuando a colaborar para o desenvolvimento econômico e social da comunidade que a cerca.

UNIPAC 15 Anos.png


Acesso ao Portal Educacional

Atenção alunos do Curso de Direito:

Atenção alunos do Curso Direito: Os dados para acesso ao Portal Educacional da Unipac Itabirito, para acompanhamento da vida acadêmica na instituição já estão disponíveis no Setor de Atendimento ao aluno, para retirada, mediante assinatura de protocolo. Atenciosamente, Equipe da Secretaria Acadêmica.


ADM Notícias-CRA_MG

jornal.jpg

 

 

jornal2.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Acesso ao Portal Educacional

vidaacd.jpgAcesso ao Portal Educacional

Atenção alunos ingressantes dos Cursos de Administração e Direito: Os dados para acesso ao Portal Educacional da Unipac Itabirito, para acompanhamento da vida acadêmica na instituição já estão disponíveis no Setor de Atendimento ao aluno, para retirada, mediante assinatura de protocolo. Atenciosamente, Equipe da Secretaria Acadêmica.



 

Missa falecimento.jpg

IV Congreso Internacional y VII Nacional - Filosofia del Derecho, Ética y Política

O Coordenador do Curso de Direito, Professor José Carlos Henriques e o Professores Bernardo Gomes Barbosa Nogueira e Ramon Mapa da Silva, participarão do "IV Congreso Internacional y VII Nacional - Filosofia del Derecho, Ética y Política", promovido pela Universidad Libre, da Colômbia, nos dias 22, 23 e 24 de abril.

veja mais...



 

Missa falecimento.jpg

MISSA 7ºDIA DE FALECIMENTO

A família Guimarães Malheiros convida para a missa de sétimo dia do falecimento de Hilton Mourão Malheiros, pai do Diretor Acadêmico-Pedagógico da Unipac Itabirito, Professor Henrique Guimarães Malheiros e do Coordenador do Curso de Administração, Professor João Paulo Guimarães Malheiros, a ser celebrada neste domingo (24/02) na Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, às 08h45.


NOTA DE FALECIMENTO

falecimento.jpgNOTA DE FALECIMENTO

Faleceu hoje, dia 18 de fevereiro de 2013, o Sr. Hilton Mourão Malheiros, pai do Diretor Acadêmico-Pedagógico da Unipac Itabirito, Professor Henrique Guimarães Malheiros e do Coordenador do Curso de Administração, Professor João Paulo Guimarães Malheiros. O seu velório ocorrerá na sede social do União Esporte Clube, à Rua Primo Cavalieri, nº 65, Centro, em Itabirito; e o sepultamento às 17h, no Cemitério São João Batista. Consternados, os funcionários da Unipac Itabirito, prestam sinceros sentimentos aos familiares.



Encerramento do Curso de Pós-Graduação Gestão Pública e Orçamento

Aconteceu no dia 29 nov. 2012, o Encerramento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em Gestão Pública e Orçamento, ministrado pela Associação de Ensino Superior dos Inconfidentes – ASESI. Os alunos são funcionários públicos municipais, em sua maioria  efetivos e ocupantes dos mais variados cargos, na Prefeitura Municipal de Itabirito. O curso foi oferecido por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a  ASESI.
O evento contou com a participação do Diretor Acadêmico Pedagógico,  Prof. Henrique Guimarães Malheiros, Sr. Guilherme Woods Carvalho, que representou o prefeito municipal,  e também, o Secretário Municipal de Educação, João Guilherme Braga Carvalho, .Profa. Patrícia Pedrosa do Carmo Nonato, Coordenadora do Curso, e, como convidado especial o Desembargador Dr. José Antônio Braga, que proferiu com brilhantismo uma importante palestra sobre Ética Profissional.
Após a cerimônia, houve confraternização e descontraídos bate-papos entre convidados e alunos.

Vejam as fotos

 


I Seminário Internacional de Filosofia Constitucional

O I Seminário Internacional de Filosofia Constitucional foi um evento, na melhor acepção do termo, daqueles momentos em que o homem se surpreende com a grandiosidade do que pode construir, com sua capacidade de transcendência e construção da historia.
A Universidade Presidente Antônio Carlos de Itabirito, no dia 12 de novembro de 2012, recebeu os olhares, palavras e presença de espírito dos juristas e filósofos colombianos Ruben Cuadros e Jaime Angel, os quais contribuíram com a comunidade docente e discente com reflexões que foram desde a filosofia ate o direito constitucional, passando necessariamente por um intercâmbio cultural que trouxe para Itabirito e para nossos alunos, a experiência e a oportunidade de um crescimento digno de marcar historia.
A presença em massa dos alunos, e o comprometimento de todos, foi o destaque do evento, que figura agora como marco na história da Faculdade e da cidade que, a partir de então, supera os limites nacionais e internacionaliza as idéias e as possibilidades de nossos alunos e professores.
Este primeiro encontro marca também o inicio de uma parceria da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itabirito com a Universidad Libre de Bogotá, o que em um futuro breve, possibilitará a nossos alunos a participação em cursos em Bogotá, bem como, a recepção de professores estrangeiros entre nós. Neste sentido, em solenidade, foi firmado pelas instituições um Protocolo de Intenções visando a cooperação acadêmica, a ser disciplinada em futuro convênio.
O encontro sedimenta os objetivos da Instituição, seu comprometimento com uma formação plural e agora internacional, momento que coloca nossa Instituição e nossos alunos no cume da questão intelectual mundial, ao perceberem que as fronteiras do conhecimento somente existem para aqueles que não sabem sonhar!
Prof. Bernardo G.B. Nogueira

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Evento: Democracia, política e civismo

A Unipac Itabirito, por sua direção e coordenação acadêmica, vem a público manifestar-se acerca de notícias inverídicas e suposições absurdas veiculadas em redes sociais, a respeito da realização do evento, “Democracia, política e civismo”, promovido pela instituição, no último dia 10 de Setembro de 2012.

Lamentamos que, dentre aqueles que veicularam tais notícias ou comen
tários, figurem alunos da instituição, alguns deles, aliás, que muito contribuíram para a mudança de layout e distribuição da presença do público, a partir do segundo dia da “Entrevista com os candidatos.”

De fato, ao final do primeiro dia do evento, vários alunos da instituição, procuraram os responsáveis pela condução dos trabalhos e sugeriram alterações. Tudo, esperava-se, para facilitar a participação do público e contribuir no sentido da melhor organização das entrevistas.

As sugestões foram prontamente atendidas, sobretudo no que diz respeito à modificação da disposição das cadeiras ocupadas pelo público e das mesas ocupadas pelos candidatos e dirigentes do evento. Do mesmo modo, aproximamos as caixas de som, e redistribuímos as mesmas, havendo um ganho de qualidade, que também será mantida nos próximos dias.

As intenções, no momento da apresentação das sugestões, foram recebidas como as melhores possíveis e, neste sentido, acatadas e serão mantidas. Não se compreende que, quem sugere, veja implementada a sugestão e, então, passe à crítica destrutiva de uma obra que é sua.

Quanto à limpeza do local esta foi promovida do mesmo modo no primeiro e segundo dias do evento, como o será em todos os demais dias. A iluminação, no segundo dia, pelo menos se houve algum acréscimo, não ocorreu por obra da instituição organizadora, uma vez que o evento foi gravado, sendo que a iluminação a maior decorreu da utilização dos equipamentos utilizados por quem efetuava a gravação. Aliás, expediente que foi decidido em reunião prévia com os representantes dos candidatos, em que ficou ajustada a possibilidade de se filmar, gravar, utilizar recursos multimídia, telão, datashow...

Informamos que foi realizado contato formal com a coligação “O Futuro Construído Para Todos”, na pessoa do candidato a Vice-Prefeito Gilmar Inácio, e a esta coligação, facultado o direito de solicitar a realização de nova entrevista, em data que atenda a agenda dos mesmos.

Ademais, a instituição protocolou junto ao Cartório Eleitoral, no dia de hoje, após consulta ao Juiz Eleitoral, cópia da manifestação formal, dirigida aos Candidatos Manoel da Mota Neto e Gilmar Inácio, tendo em vista que este evento encontra-se regulamentado pelo referido Juízo.

A manifestação do pensamento é livre, com a responsabilidade pelo que foi dito. Os dirigentes da instituição resolveram apresentar esta nota de esclarecimento, tendo em vista que foram citados nos comentários. Muito embora se deva reconhecer que os comentários postados foram feitos, quase sempre, por pessoas que não estiveram presentes no evento e que, por isto, dizem de ouvir dizer, propagando idéias de outros, desafiando o bom senso de dizer apenas do que se sabe.

Uma vez mais, ressaltamos que esta instituição prima pelos princípios da ética, da equidade e responsabilidade cívica, tendo como objetivo contribuir para o processo democrático de nossa cidade.

A direção.

 


UNIPAC Itabirito presente na 8ª Semana de Desenvolvimento Econômico

Pela 6ª ano consecutivo a UNIPAC Itabirito participa da Semana de Desenvolvimento Econômico de Itabirito, que é realizada pela Prefeitura Municipal, com a gestão da Agência de Desenvolvimento Econômico de Itabirito-ADESITA.

Neste ano, em seu stand na Feira de Desenvolvimento, a UNIPAC Itabirito apresentou como tema principal os novos cursos a serem implantados entre 2013/2014. São eles: Graduação em Engenharia de Produção; Graduação Tecnológica em Construção de Edifícios e Graduação Tecnológica em Mineração e Podução Industrial.

O stand recebeu durante os 5 dias um grande número de visitantes, em especial os empreendedores, empresários, alunos do ensino médio e da própria instituição, professores, funcionários administrativos e demais interessados.

No último dia foram sorteados entre visitantes que fizeram o seu cadastro no stand, brindes como pen drives e um livro.

Assim, a UNIPAC Itabirito, como uma das parceiras atuantes da ADESITA, marcou presença de forma destacada na 8ª Feira e Semana de Desenvolvimento Econômico.

Veja fotos do evento..... 

 



Aluno da UNIPAC ITABIRITO é aprovado no Exame da OAB.

Ainda no 9º período do curso de Direito, o aluno da UNIPAC ITABIRITO, José Messias, participou e foi aprovado no Exame da OAB.

Este exame, direcionado aos candidatos já formados, por compreenderem provas mais complexas, não impede aos alunos do último ano do curso de Direito em fazê-lo, como foi o caso de Messias.

Por ser fundamental para o exercício da Advocacia, a grande maioria dos alunos participam do exame depois de formados, quando podem se dedicar especialmente para esta avaliação, de cunho profissional.

Coincidência ou não, em 2010, José Messias, participou da campanha publicitária do Vestibular da UNIPAC, que teve como tema: “Destaque-se, Faça UNIPAC ITABIRITO”. Realmente o aluno destacou-se. Com certeza, resultado de dedicação aos estudos, ótimos professores e um ensino de qualidade.  

Com formatura prevista para dezembro, Messias já tem ótimos motivos para comemorar.

 


Defesa pública de Projetos Empresariais

Aconteceu dia 03/07/2012, mais uma defesa pública de Projetos Empresariais na Faculdade de Administração de Itabirito. Após serem apresentados e aprovados pela banca examinadora, composta por Professores da Instituição, os Projetos são catalogados e passam a fazer parte do acervo de Trabalhos Acadêmicos da Biblioteca. Este acervo, desenvolvido por alunos e professores, está composto hoje, por 671 documentos, distribuídos em Projetos Empresariais, Monografias, Projetos de Planejamento Estratégico, Projetos de Viabilidade Econômico-Financeira, Planos de Negócios, Dissertações e Teses.

Os Trabalhos Acadêmicos podem ser pesquisados pelos nomes dos autores, títulos, assuntos, professores orientadores, em: www.unipac.br/biblio_itabirito.

AGUIAR, Beatriz Antunes de; OLIVEIRA, Cristiano Henrique de; SANTOS, Thamires Regina Pereira; PEREIRA, Thaysa Alves. Perspectivas e tendências do setor imobiliário no município de Itabirito/MG. 2012. 54 p. Projeto Empresarial (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração de Itabirito – Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada, Itabirito, 2012.

SANTANA JÚNIOR, Silvio Batista de; SILVA, Wender Rodrigues; TEIXEIRA, Luciana Gonçalves; PEREIRA, Sirlei Rodrigues; CHAVES, Leandro de Cássio; SANTOS, Alline Aparecida Braga. O network como ferramenta de desenvolvimento profissional no ambiente acadêmico. 2012. 87 p. Projeto Empresarial (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração de Itabirito – Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada, Itabirito, 2012.

SILVA, André Dias da; PEREIRA, João Paulo M.; GOUVÊA, Mísia Gomes; SILVA, Tamires Gurgel da. Gestão de estoques no setor de bebidas: um estudo de caso na Empresa FARID Ltda. 2012. 63 p. Projeto Empresarial (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração de Itabirito – Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada, Itabirito, 2012.

Vejam as fotos.


Biblioteca recebe novas obras em seu acervo

ALMEIDA, Cleber Lúcio de. Direito processual do trabalho. 3. ed. rev. atual. ampl.. Belo Horizonte: Del Rey, 2009. 1112 p.
ALMEIDA, Gregório Assagra de. Direito material coletivo: superação da summadivisio direito público e direito privado por uma nova summadivisio constitucionalizada. Belo Horizonte: Del Rey, 2008. 641 p.
ALMEIDA, Gregório Assagra de. Manual das ações constitucionais. Belo Horizonte: Del Rey, 2007. 972 p.
ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito ambiental. 14. ed.. São Paulo: Atlas, 2012. 1152 p
BRASIL. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor. Comentado pelos autores do anteprojeto: Ada Pellegrini Grinoveret al. 10. ed. rev. atual. erefor.. Rio de Janeiro:Forense, 2011
CASTRO, José Nilo de. Direito municipal positivo. 7. ed. rev. atual.. Belo Horizonte: Del Rey, 2010. 607 p.. v. 1. 937 p.
FERRARI, Regina Maria Macedo Nery. Direito municipal. 3. ed. rev. Atual. Ampl. São Paulo: Revistas do Tribunais, 2012.
GANDARA, Leonardo André et al (Org.). Direito minerário: estudos. Belo Horizonte: Del Rey,2011. 261 p.
GRECO, Rogério. Curso de direito penal: parte especial . 8. ed. rev. ampl. atual.. Niterói: Impetus, 2011. v. 2. 640 p.
GUSMÃO, Mônica. Lições de direito empresarial. 10. ed. . Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. 615 p.
LIMA, Arnaldo Esteves; DYRLUND, Poul Erik. Ação rescisória. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. 119 p.
SILVA, José Afonso da.Ordenação constitucional da cultura. São Paulo: Malheiros, 2001. 250 p.
SOUZA, Marcelo Mendo Gomes de (Coord.). Direito minerário aplicado. Belo Horizonte: Mandamentos, 2009. 389 p.(Coleções Mandamentos - Mineração e Desenvolvimento Sustentável).

 



Aluno da UNIPAC ITABIRITO é aprovado no Exame da OAB.

Ainda no 9º período do curso de Direito, o aluno da UNIPAC ITABIRITO, José Messias, participou e foi aprovado no Exame da OAB.

Este exame, direcionado aos candidatos já formados, por compreenderem provas mais complexas, não impede aos alunos do último ano do curso de Direito em fazê-lo, como foi o caso de Messias.

Por ser fundamental para o exercício da Advocacia, a grande maioria dos alunos participam do exame depois de formados, quando podem se dedicar especialmente para esta avaliação, de cunho profissional.

Coincidência ou não, em 2010, José Messias, participou da campanha publicitária do Vestibular da UNIPAC, que teve como tema: “Destaque-se, Faça UNIPAC ITABIRITO”. Realmente o aluno destacou-se. Com certeza, resultado de dedicação aos estudos, ótimos professores e um ensino de qualidade.  

Com formatura prevista para dezembro, Messias já tem ótimos motivos para comemorar.

 


Defesa pública de Projetos Empresariais

Aconteceu dia 03/07/2012, mais uma defesa pública de Projetos Empresariais na Faculdade de Administração de Itabirito. Após serem apresentados e aprovados pela banca examinadora, composta por Professores da Instituição, os Projetos são catalogados e passam a fazer parte do acervo de Trabalhos Acadêmicos da Biblioteca. Este acervo, desenvolvido por alunos e professores, está composto hoje, por 671 documentos, distribuídos em Projetos Empresariais, Monografias, Projetos de Planejamento Estratégico, Projetos de Viabilidade Econômico-Financeira, Planos de Negócios, Dissertações e Teses.

Os Trabalhos Acadêmicos podem ser pesquisados pelos nomes dos autores, títulos, assuntos, professores orientadores, em: www.unipac.br/biblio_itabirito.

AGUIAR, Beatriz Antunes de; OLIVEIRA, Cristiano Henrique de; SANTOS, Thamires Regina Pereira; PEREIRA, Thaysa Alves. Perspectivas e tendências do setor imobiliário no município de Itabirito/MG. 2012. 54 p. Projeto Empresarial (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração de Itabirito – Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada, Itabirito, 2012.

SANTANA JÚNIOR, Silvio Batista de; SILVA, Wender Rodrigues; TEIXEIRA, Luciana Gonçalves; PEREIRA, Sirlei Rodrigues; CHAVES, Leandro de Cássio; SANTOS, Alline Aparecida Braga. O network como ferramenta de desenvolvimento profissional no ambiente acadêmico. 2012. 87 p. Projeto Empresarial (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração de Itabirito – Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada, Itabirito, 2012.

SILVA, André Dias da; PEREIRA, João Paulo M.; GOUVÊA, Mísia Gomes; SILVA, Tamires Gurgel da. Gestão de estoques no setor de bebidas: um estudo de caso na Empresa FARID Ltda. 2012. 63 p. Projeto Empresarial (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração de Itabirito – Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada, Itabirito, 2012.

Vejam as fotos.


Exposição - “Desenho de Rosto: meus Amigos”

De 25 a 29 de junho, a UNIPAC Itabirito, realiza como parte do Projeto “O Artista: nosso foco”, a mostra do artista João Paulo Mendes, aluno do 3º período de Direito. João Paulo desenha com perfeição rostos mediante fotografias. Seu talento, herança do avô materno, vem sendo desenvolvido e aprimorado desde a mais tenra idade. Nesta mostra estão expostos 18 desenhos. Contato: E-mail: joao_paulo-mendes@hotmail.com Tel.: (31)9223-2339 processo". 

Vejam as fotos.


 Semana de Estudos Acadêmicos 1/2012 - Curso de Direito - Sucesso comprovado!

A Semana de Estudos Acadêmicos é sempre uma oportunidade importante de abertura de horizontes e diálogo na comunidade acadêmica. O evento deste semestre não deixou dúvidas de que este objetivo foi cumprido.
Com a temática "Direito: entre a dogmática e a crítica", a Semana foi amplamente proveitosa, tendo sido ventilados temas de grande interesse no âmbito do Direito.
 No primeiro dia ocorreu o lançamento do livro “Um filósofo no ninho" de autoria do escritor, filósofo e jornalista Cadu Doné, que na oportunidade fez um pronunciamento a respeito do livro, respondeu a perguntas do público e, encerrou a noite autografando a sua obra.

Além disto, foi lançado o Volume IV da já, entre nós, prestigiada revista Diké, sabendo-se que, no último dia, os palestrantes eram os próprios articulistas, que promoveram significativo debate de idéias tão múltiplas e de alta significação.
Por tudo, enfatiza o coordenador do curso Prof.José Carlos Henriques, “... creio tenha sido um dos melhores eventos que realizamos nos últimos anos. Fica o agradecimento desta coordenação a todos os palestrantes, à direção, aos alunos e aos demais envolvidos no
processo". 

A Semana de Estudos Acadêmicos é sempre uma oportunidade importante de abertura de horizontes e diálogo na comunidade acadêmica. O evento deste semestre não deixou dúvidas de que este objetivo foi cumprido.
Com a temática "Direito: entre a dogmática e a crítica", a Semana foi amplamente proveitosa, tendo sido ventilados temas de grande interesse no âmbito do Direito.
 No primeiro dia ocorreu o lançamento do livro “Um filósofo no ninho" de autoria do escritor, filósofo e jornalista Cadu Doné, que na oportunidade fez um pronunciamento a respeito do livro, respondeu a perguntas do público e, encerrou a noite autografando a sua obra.

Além disto, foi lançado o Volume IV da já, entre nós, prestigiada revista Diké, sabendo-se que, no último dia, os palestrantes eram os próprios articulistas, que promoveram significativo debate de idéias tão múltiplas e de alta significação.
Por tudo, enfatiza o coordenador do curso Prof.José Carlos Henriques, “... creio tenha sido um dos melhores eventos que realizamos nos últimos anos. Fica o agradecimento desta coordenação a todos os palestrantes, à direção, aos alunos e aos demais envolvidos no
processo". 

Vejam as fotos.

ÁLBUM 1: ÁLBUM 2:


 Professores Bernardo Nogueira e Ramon Mapa são entrevistados no "Contra Ponto - Cultura", programa da TV Comunitária de Belo Horizonte.

Professores Bernardo Nogueira e Ramon Mapa, do Curso de Direito, são entrevistados no "Contra Ponto - Cultura", programa da TV Comunitária de Belo Horizonte. Assistam!

http://www.youtube.com/watch?v=RvgqgJWryOw



http://www.youtube.com/watch?v=4dR1BZZZzt0&feature=relmfu


UNIPAC Itabirito firma contrato de patrocínio com equipe de voleibol feminino

Com a visão sempre voltada para ações sociais, neste caso, especificamente no esporte, a UNIPAC Itabirito, que apoia e incentiva o esporte local, firmou com a Prefeitura de Itabirito, um termo de cooperação e patrocínio da equipe de voleibol feminino que representa a nossa cidade no JIMI - Jogos do Interior de Minas 2011. A equipe, em disputa da 1ª fase do JIMI 2011, já realizou 5 jogos, vencendo todos eles e classificando-se em 1º lugar da chave, para a disputa da 2ª fase, na cidade de Arcos-MG. No último fim de semana, e equipe sagrou-se campeã de um torneio amistoso, disputando jogos com as equipes de Ouro Branco, Sabará, Belo Horizonte e Divinópolis. De acordo com o diretor Henrique Guimarães Malheiros, "... é de suma importância este tipo de ação, pois incentiva o esporte local e propicia aos jovens melhores condições de estrutura e logística para a disputa dos jogos, além de associar o nome da instituição de ensino a saudável prática do esporte e elevar o nome da nossa cidade..."


 LEITURA NAS FÉRIAS

Com o objetivo de incentivar a leitura, a Biblioteca Olímpio Augusto da Silva/UNIPAC Itabirito, informa que realizará empréstimo de livros nas férias. Os livros serão emprestados do dia 27 a 30 junho 2011, com data de devolução para 1º de agosto 2011.
Para facilitar a escolha das obras literárias, as mesmas encontram-se expostas no saguão da Biblioteca. Venha escolher o seu exemplar !!!


III Mostra de Projetos e Planos de Negócios da Faculdade de Administração

A Faculdade de Administração de Itabirito promoveu no dia 13/06/11 a III Mostra de Projetos e Planos de Negócios. O evento ocorreu nas dependências da Biblioteca Olimpio Augusto e foi aberta à participação da comunidade. Durante este semestre os alunos do 6º Período de Administração focaram a construção dos projetos em soluções sustentáveis para o município. Já os alunos do 7º Período, estruturam alternativas de negócios para o reaproveitamento da estrutura da Rodoviária Nova. Inovação, profissionalismo e criatividade foram as palavras chaves utilizadas pelos alunos na estruturação de seus stands. Como de costume, a mostra foi um sucesso de público interno e externo, proporcionando especialmente aos alunos um ganho de experiência e conhecimento específico. A orientação dos trabalhos foi feita pela Professora Patrícia Nonato.


Professora Irene Diniz publica artigo no Jornal o Tempo

A professora da UNIPAC Itabirito, Irene Bernardo Diniz Filha, publicou no jornal o Tempo, edição de hoje, o artigo: “Público: do Povo e para o povo”. O artigo, muito bem escrito, aborda e questiona eficiência e eficácia do serviço público em tempos de democracia. Confira! Anexo.


Novamente o curso de Administração da FAI – UNIPAC ITABIRITO é muito bem avaliado pelo MEC


Prof. Hamil A. Filho (MEC), Prof. Egon Bieger (MEC), Coordenador Prof. Tarcísio T. Passos,
e o Diretor Henrique Guimarães Malheiros.

No último dia 13 de maio o Curso de Administração da FAI - UNIPAC ITABIRITO passou por avaliação do MEC. Os avaliadores apresentaram parecer reconhecendo o curso (renovação), conforme cópia encaminhada à Faculdade no último dia 20.

Os principais destaques do curso, para o MEC, foram a infra-estruturar física, a Biblioteca, a equipe de professores, e o atendimento diferenciado dado aos alunos.

A comissão do MEC ressaltou ainda o Setor de Estágios e a Prática Empresarial, atividades que propiciam aos alunos maior interação com o mercado de trabalho.

O curso de Administração de Itabirito tem duração de 04 anos, e encontra-se com 08 turmas em andamento. A coordenação é realizada pelo Prof. Tarcísio Passos, Mestre em Administração, tendo como Diretor da UNIPAC ITABIRITO o Prof. Henrique Guimarães Malheiros.

As inscrições para o Vestibular de Inverno/2011 - Administração e Direito - iniciam-se em 10 de junho, e pode ser feito na Faculdade ou através do site www.itabirito.unipac.br.


Professor José Carlos Henriques lança livro em solenidade na ACEI

Na manhã do dia 21/05, no auditório da ACEI em Itabirito, o coordenador do curso de Direito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itabirito, professor José Carlos Henriques, lançou sua primeira obra, intitulada a “Ideia de direito: uma possibilidade a partir da fenomenologia”. O acontecimento mais uma vez evidencia o trabalho sério e comprometido que o professor comumente pratica e que agora brinda a todos com esse livro, um marco no pensamento jurídico brasileiro. O evento, que integra o projeto Direito é Cultura, teve ainda a presença ilustre do Professor Doutor Alexandre Travessoni, que realizou a conferência: “A teoria de Robert Alexy como uma teoria abrangente: principais elementos”, tornando a manhã ainda mais interessante. Complementando o evento, o Prof. Bernardo Nogueira prestou homenagem ao Prof. José Carlos, proferindo a leitura do texto “Elogio do Saber” (anexo). O evento contou com presença de autoridades do Poder Judiciário da cidade, o diretor, professores e discentes da Instituição, bem como, amigos e familiares do autor.

Veja aqui a capa do livro


Trabalhos dos Professores Bernardo, José Carlos e Ramom, apresentados no Congresso Internacional de Direito na Colômbia, são traduzidos para o Espanhol

Os professores Bernardo G.B. Nogueira, José Carlos Henriques e Ramon Mapa da Silva, tiveram, como resultado de participação em Congresso Internacional realizado na Colômbia, a publicação, traduzida para o espanhol, das conferências realizadas pelos docentes naquele país. A participação dos docentes engrandece o curso de Direito e expande o horizonte de conhecimentos trazidos para a sala de aula, estimulando o intercâmbio intelectual e o aprofundamento da pesquisa, um dos pilares da educação jurídica. A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itabirito parabeniza os docentes por elevarem a alto mastro os rumos da instituição. Os livros com as Conferências podem ser acessados em pdf.


Filosofia_y_etica

Filosofia_del_Derecho

Argumentacion_Logica

 


BIBLIOTECA : novas aquisições

Visando atualizar e ampliar o acervo, foram adquiridas novas obras para a Biblioteca Olímpio Augusto da Silva – UNIPAC Itabirito.  Com enfoque nos cursos das áreas das Ciências Gerenciais foram adquiridas obras que irão também atender a todos os cursos da Instituição, como as de Métodos e Técnicas de Pesquisa, Língua Portuguesa,  Direito, entre outras. As mesmas encontram-se inseridas no acervo e disponíveis para empréstimo.

Veja a listagem aqui


Projeto “Fim de Tarde” - Dia das Mães na Casa de Repouso

Aconteceu no último dia 04 de maio, O projeto “Fim de Tarde” promovido pela UNIPAC Itabirito, na Casa de Repouso Santa Luíza de Marilac, em atenção aos idosos que lá residem, especialmente às mães. O Diretor Acadêmico-Pedagógico, Henrique Guimarães Malheiros, funcionários, professores e familiares promoveram uma tarde descontraída, ofertando um delicioso café colonial, acompanhado de músicas antigas executadas pelo diretor, ao violão.

A funcionária Patrícia Almeida Rodrigues Baião, ministrou uma palestra sobre qualidade de vida, acompanhada por um vídeo motivacional. Os idosos residentes ficaram muito emocionados com a palestra e também por relembrar as músicas da sua geração, inclusive, alguns cantaram acompanhados pelo diretor e até arriscaram passos de dança.

De acordo com D. Teresa Melillo, gestora da Casa de Repouso, “... é emocionante assistir e participar de um momento desses, especialmente por ser organizado e realizado espontaneamente e de forma voluntária, pela equipe da UNIPAC Itabirito, uma antiga parceira da Casa de Repouso...”

Participaram junto à UNIPAC Itabirito com doações, as empresas: Padaria Cima, Coisas da Roça, Casa Rodrigues, Padaria Central e Casa de Carnes Pilão.

   

 


NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS-NPJ DA UNIPAC ITABIRITO É RECONHECIDO PELA OAB/MG

A Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de Minas Gerais reconhece e credencia o Núcleo de Prática Jurídica- NPJ- da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itabirito. No dia 18 de abril de 2011 o Núcleo de Prática Jurídica- NPJ- da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itabirito (UNIPAC) foi reconhecido e credenciado pela OAB de Minas Gerais. A aprovação foi de extrema importância, pois representa um grande avanço no conhecimento jurídico dos alunos do curso de direito da Instituição. O NPJ é um órgão do curso de Direito que tem como objetivo prestar assistência jurídica gratuita a comunidade hipossuficiente e proporcionar aos seus estagiários, alunos do curso de direito a aquisição de conhecimento para o exercício das várias atividades na área jurídica.

* O NPJ funciona na Rua Turmalina, nº 153, Bairro Santa Tereza, de segunda a
sexta, de 11:00 as 15:00 horas. Telefone para agendamento: (31)3563-1105 e
de contato email: npjitabirito@yahoo.com.br


Faculdade de Administração de Itabirito doa alimentos arrecadados pelos alunos, a Casa de Recuperação Nossa Senhora do Silêncio

Os alimentos arrecadados como forma de ingresso para o 2º Fórum Mineiro de Administração foram entregues aos representantes da Casa Nossa Senhora do Silêncio. Ao todo, foram 85 kg de variados tipos de alimentos, doados pelos alunos do curso de Administração.
De acordo o Coordenador do curso Prof. Tarcísio Cláudio Teles Passos, “... essa foi mais uma ação resultante da parceria da UNIPAC Itabirito com o CRA/MG e que teve uma resposta bastante positiva dos alunos...”.
No ato da entrega, a funcionária Camila Carolina prestou uma homenagem, entregando ao Sr. Otácílio Lins, representante da Casa do Silêncio, um cartão artesanal, feito por ela própria, contendo uma oração e uma mensagem aos que se encontram em situação de recuperação de dependência química na Casa.

Fotos: Equipe da Unipac Itabirito e da Casa.

 


UNIPAC ITABIRITO INICIA PINTURA E REFORMA DO PRÉDIO

Teve início na 5ª feira passada o trabalho de pintura e reforma do prédio, abrangendo o hall de entrada, salas de aula, setores de trabalho, biblioteca, corredores rampas, portas e banheiros.

A direção pede desculpas pelos transtornos naturais ocasionados por esse tipo de serviço e conta com a colaboração de todos no sentido de preservar o nosso ambiente, não encostando as carteiras e os pés nas paredes.

Contamos com a colaboração de todos para a manutenção de um ambiente harmonioso.

 


MEC RECONHECE O CURSO DE DIREITO DA UNIPAC ITABIRITO, DESTACANDO QUALIDADE DE ENSINO DIFERENCIADA

Professora Janaina Vaz (MEC), Coordenador Prof. José Carlos, Prof. Isaac Reis (MEC) e o Diretor Henrique Guimarães Malheiros.

No último dia 25 de março o Curso de Direito da UNIPAC ITABIRITO passou por avaliação do MEC/INEP. Os avaliadores apresentaram parecer reconhecendo o curso, conforme cópia  encaminhada à Faculdade no dia 31 de março.
O grande destaque do curso, para o MEC, foi a qualidade de ensino diferenciada, com uma metodologia moderna, conteúdos curriculares avançados e um atendimento exemplar aos alunos, tanto pela equipe de coordenação, quanto pelos professores.
Outros pontos destacados foram: a Biblioteca da Faculdade, o Núcleo de Prática Jurídica e a Formação da equipe de Professores.
O curso de Direito de Itabirito é coordenado pelo Prof. José Carlos Henriques, Mestre em Direito e Filosofia, tendo como Diretor da UNIPAC ITABIRITO o Prof. Henrique Guimarães  Malheiros.
O curso de Direito de Itabirito encontra-se com 07 turmas em andamento, com previsão da primeira formatura em dezembro de 2012.


Curso de Direito recebe comissão avaliadora do MEC para fins de reconhecimento

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itabirito recebeu nos dias 24 e 25 de março a comissão avaliadora do Ministério de Educação e Cultura - MEC, que durante dois dias cumpriu um extenso programa, incluindo a verificação e conferência de documentos administrativos, financeiros, contábeis e acadêmicos, além de se reunirem com a diretoria, funcionários, professores e alunos. A avaliação visa reconhecer o curso de Direito perante o MEC. Ciente de que todos os documentos vistoriados encontram-se em perfeita ordem, inclusive sobre todos os aspectos jurídicos e legais, o diretor Henrique Malheiros e o coordenador do curso Prof. José Carlos mostram-se bastante otimistas e tranqüilos em relação aos procedimentos realizados pela equipe do MEC e aguardam um resultado favorável.


Aluno do curso de Direito da Unipac Itabirito é contemplado com bolsa de estudos no exterior

No dia 19 de março, em solenidade de encerramento do 1º Congresso Luso Brasileiro de Direito Patrimonial, evento realizado em Ouro Preto, tendo entre os patrocinadores a Unipac Itabirito, o aluno do 3º período do curso de Direito, Argemiro José Ferreira de Souza, em sorteio realizado pela organização do evento, foi contemplado com uma bolsa de Estudos para o Doutorado em Direito, junto à Universidade de Buenos Aires, Argentina. O aluno participou de todo o evento, é aluno dedicado e, por todos que o conhecem, o fato de ter sido ele o sorteado foi considerado apropriado, isto é, neste caso o mérito se achegou à sorte. A Unipac Itabirito parabeniza o seu aluno e lhe deseja boa sorte agora e nos futuros estudos.


Semana de Estudos Acadêmicos 2011

A UNIPAC Itabirito realizou entre os dias 14 e 21/03/11 a Semana de Estudos Acadêmicos 2011. Os eventos destinados aos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Farmácia e Direito, tiveram lugar nos auditórios da Casa de Cultura, CET-CEFET ITABIRITO, Centro de Convenções da UFOP e nas salas de multimídia da própria UNIPAC. Os coordenadores de curso Prof. Tarcísio Passos, Prof. José Carlos e a Profa. Andréa Vimieiro foram unânimes em afirmar que o evento mais uma vez alcançou plenamente os seus objetivos, já que proporcionou aos alunos a oportunidade de assistirem a palestras de alto nível, proferidas por especialistas, mestres, doutores e promotores de justiça.

2º Fórum Mineiro de Administração
No mesmo período, aconteceu o 2º Fórum Mineiro de Administração, evento que tem a parceria do Conselho Regional de Administração-CRA/MG e a UNIPAC Itabirito. O fórum trouxe ao evento três concorridas palestras e que despertaram total interesse da comunidade acadêmica presente.

Fórum de Contabilidade
Paralelamente, foi realizado o Fórum de Contabilidade, com destaque para o Workshop com o tema “Diagnóstico Empresarial”, ministrado pelo consultor João Paulo Malheiros, da Bitarães & Malheiros Consultores Associados.

Atividades Culturais
Além das atividades acadêmicas, aconteceu no hall da instituição, uma belíssima exposição intitulada “Óleo sobre Tela” dos alunos da artista plástica Dercília Morais e outra exposição, de obras literárias, organizada pela Livraria Encontro Marcado.
Abrindo a Semana de Estudos Acadêmicos 2011, houve um descontraído show musical com o músico, cantor e compositor Zé Emílio.

Veja a programação completa.

 

 


UNIPAC Itabirito patrocina e participa do CONGRESSO LUSO BRASILEIRO
DE PATRIMÔNIO CULTURAL

Será realizado em Ouro Preto, entre os dias 18 e 19 de março de 2011 o Iº Congresso Luso Brasileiro de Patrimônio Cultural. Com este evento, a comunidade acadêmica da UNIPAC Itabirito e, muito especialmente, os alunos do curso de Direito têm excelente
oportunidade de ouvir e dialogar com os maiores autores e especialistas em Direito Administrativo, do Brasil e de Portugal. A UNIPAC Itabirito se sente honrada em patrocinar um evento de tamanha importância, quem sabe apoiando já um dos primeiros passos rumo à criação do Instituto Brasileiro de Patrimônio Cultural, ideal do Professor Carlos Magno, docente da instituição e organizador do congresso. Em contrapartida ao patrocínio, para os alunos do curso de Direito foram reservadas vagas cativas, uma oportunidade imperdível.


Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itabirito recebe visita da OAB/MG e inaugura o Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ

No dia quinze de março de 2001, às 14h30min, foram recebidos nas dependências do NPJ da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itabirito, os representantes da comissão de ensino jurídico da OAB, para verificação do cumprimento dos requisitos exigidos, com a finalidade de autorizar o funcionamento do Núcleo. Após divulgação dos resultados, no caso da aprovação do NPJ, será formulado requerimento de expedição das carteiras de estagiários, informou a Profa. Camila, coordenadora do Núcleo. Esteve presente na visita da OAB, além do coordenador do curso, José Carlos Henriques, o professor Gustavo Hermont Correa, que é professor atuante na prática jurídica ofertada no Núcleo.


Vem aí a Semana de Estudos Acadêmicos 2011

Veja a programação completa.


UNIPAC ITABIRITO assina convênios com o Município e realiza Aula Inaugural do curso de graduação em Direito

Em solenidade realizada nesta terça-feira, 15/02, na Casa de Cultura Maestro Dungas, o Prefeito Municipal Dr.Manoel da Mota Neto e o Diretor Acadêmico-Pedagógico Prof.Henrique Guimarães Malheiros, assinaram os convênios de cooperação que têm por objetivo a conjugação de esforços para funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itabirito e o Núcleo de Assistência Jurídica à Família – NAJUF, o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Urbanismo.

 

Na oportunidade, também foi assinado o convênio de cooperação com o Dr. Paulo Santos Barbosa, que propicia estágio supervisionado aos alunos do curso de Direito da UNIPAC Itabirito.

Aula Inaugural - Em seguida, foi realizada a Aula Inaugural do 1º semestre de 2011 do curso de graduação em Direito, com uma palestra proferida pela Mestra Denise Capuchinho Nonato, professora da Instituição. O tema abordado foi “Trabalho científico e violação de direitos autorais: aspectos técnico-operacionais”.


 

 

 

 

 

   
 

UNIPAC - Universidade Presidente Antônio Carlos | ASESI - Associação de Ensino Superior dos Inconfidentes
Rua Matozinhos, 293 - Bairro Matozinhos - (31) 3561-7775 / Itabirito / Minas Gerais